domingo, 16 de agosto de 2020

Seguro de Frota de Veículos - Seguro Corretor

Muito utilizado por empresas que possuem um volume de veículos, mas também indicado para pequenos negócios que realizam entregas com carros e motos ou para quem possui veículos em sua posse.

Em todo caso, esse seguro vem para diminuir a preocupação com relação a integridade dos veículos, garantindo suporte necessário em caso de sinistro. Vamos entender melhor essa modalidade de seguros.

O que é seguro de frota de veículos?

É a contratação de um seguro que ofereça cobertura de serviços para quatro ou mais veículos desde que seja requisitado pela mesma pessoa física ou jurídica.

Por isso não é preciso contratar seguros individuais se você possui ou trabalha com vários veículos, porém, algumas seguradoras podem exigir um número mínimo para assegurar nessa modalidade.

Por que fazer?

Ao conduzir um veículo automaticamente você já se torna vulnerável a diversos riscos, imagina ter em sua responsabilidade uma quantidade considerável de veículos em trânsito todos os dias e possivelmente ao mesmo tempo!

Nas grandes cidades é muito comum ocorrências de acidentes de trânsito, roubo, furto, inundações e é preciso estar preparado para lhe dar com situações como as descritas acima.

O seguro tem o objetivo de poupar prejuízos causados ao bem e a terceiros em caso de acidentes que coloquem em risco o condutor e outros motoristas que podem nem mesmo terem seus veículos assegurados.

Oferece proteção ao investimento da sua frota, ressarce despesas médicas, assume indenizações de ações judiciais, se responsabiliza por prejuízos de reparos e te resguarda de ações de criminosos como roubo ou furto do veículo ou algum componente do mesmo.

Como contratar ?

A maneira mais segura de se contratar um seguro de frota de veículos é contatar um corretor de seguros qualificado, referenciado e competente. 

O Corretor de Seguros é o profissional que representa o segurado junto à seguradora e poderá auxiliar em todas as etapas de contratação do seguro. 

O corretor de seguros irá então fazer cotação em uma ou mais seguradoras, considerando as suas necessidades de forma a definir o melhor plano para você, conciliando serviços e valores.

Quanto custa um seguro de frota de veículos?

Essa modalidade apresenta algumas diferenças do seguro individual, já começando por não definir um único perfil para os condutores e para a realização do cálculo do prêmio é observado o desempenho total da frota.

Portanto o valor do prêmio pode variar entre as seguradoras, considerando a finalidade de utilização dos veículos, o ramo de atuação da empresa, as regiões mais comumente de circulação e como será composta a frota são fatores de influência para precificação.

A cobrança de pagamento dos custos relacionados a emissão da apólice é realizada uma única vez.

O que difere a contratação do seguro de frota para o seguro individual?

A principal diferença está na forma de emissão da apólice, enquanto que no seguro de frotas é emitido um único contrato abrangendo todos os veículos que serão assegurados, no seguro individual é emitida uma apólice para cada veículo.

O seguro para frotas realizará uma análise que leva em consideração o conjunto da frota, a quantidade e categoria dos veículos, região com maior índice de circulação, atividade da empresa e/ou dos condutores, histórico de sinistros, entre outras informações.

Essa análise específica pode influenciar tanto no valor do prêmio quanto nas coberturas. Diferente do seguro individual, essa modalidade não exige especificações dos condutores.

As seguradoras que fornecem esse serviço de frota, costumam ter maior flexibilidade e aceitam maiores riscos que os veículos possam sofrer. A ocorrência de sinistro de um único veículo não necessariamente irá alterar o valor do prêmio.

Quais são os tipos de seguro de frota?

Existem duas categorias principais para essa modalidade que vão se diferenciar basicamente na forma como será feito o pagamento do prêmio:

Grupos de Afinidade

A seguradora emite uma única apólice com certificados de seguro individual que será distribuído para cada integrante do grupo de frota.

O pagamento é realizado de forma independente para cada veículo, geralmente pelos próprios empregados.

O seguro também pode ser pago em uma única parcela ou dividido entre empregador e empregados estabelecendo proporções de comum acordo.

Apólice coletiva

Toda a frota de carros costuma estar no nome de uma única pessoa, física ou jurídica, portanto a apólice é emitida apenas em seu nome, sendo a cobrança única.

Pode ser adicionado novos veículos durante o prazo de vigência da apólice realizando o pagamento dos prêmios correlacionados.

É possível incluir veículos de empresas subsidiárias e de diretores legalmente reconhecidos se a apólice for emitida para pessoa jurídica.

Quais são os principais benefícios?

A gestão do seguro dos veículos é facilitada, uma vez que para a frota é emitida uma única apólice para todos os veículos segurados.

Essa prática propicia bons descontos no momento de negociar, proporcionando economia já que os custos do prêmio serão cobrados de uma vez.

Se apenas um dos veículos sofrer sinistro a seguradora pode reconsiderar e não permitir que o valor do prêmio sofra alterações consideráveis, já que o valor é calculado com base no desempenho da frota e não de forma individual.

Coberturas do seguro de frota de veículo

As coberturas básicas podem contar com proteção a colisão, incêndio, roubo, furto e explosão, mas, para atender as necessidades de todos, as seguradoras oferecem coberturas adicionais que se adequam a cada perfil de contratante, vejamos algumas opções:

  • Carro reserva:
    Em situações em que um dos veículos tiver sido roubado ou furtado e em casos de reparos devido a algum acidente, a seguradora disponibiliza um carro reserva para que você não tenha prejuízos nesse período.
  • Extensão de reboque:
    Se sua frota percorre longas distâncias e a quilometragem oferecida gratuitamente não é suficiente, esse serviço adicional garante o reboque em qualquer lugar.
  • Acidentes pessoais por ocupante:
    Essa cobertura assegura ao motorista e passageiro garantia em caso de morte ou invalidez parcial e permanente. Desde que seja decorrente exclusivamente por acidente de trânsito e os envolvidos estejam dentro do veículo.
  • Reembolso de despesas extras:
    Em caso de indenização, fica garantido o pagamento de despesas extras que podem advir do sinistro.
  • Lucros cessantes:
    Se o veículo ficar indisponível por algum motivo, essa cobertura garante o pagamento de diárias pelos dias não trabalhados ao segurado.
  • Acessórios:
    A cobertura abrange os acessórios roubados ou danificados de dentro do veículo, como aparelhos de som e GPS.

Apesar de existir uma única apólice, os sinistros são analisados de forma individual a cada veículo pertencente a frota.

A indenização para sinistros parciais cobre o valor do concerto mediante o pagamento da franquia pelo segurado. Na ocorrência de sinistros integrais, a indenização ocorre de forma total, considerando o valor de mercado do veículo e o acordo em contrato.

Nos casos de furto e roubo, o sinistro terá indenização integral se o veículo não for encontrado, nesse caso, não há necessidade de pagar taxa de franquia.

Conclusão

Ao longo do artigo foi possível entender o quão benéfico pode ser contratar um seguro para frotas e por consequência a economia que pode gerar para a empresa.

Antes de tudo, seja cauteloso ao contratar os serviços de uma seguradora, com o auxílio de um corretor de seguros, lembre-se de certificar a reputação da empresa e se todos os itens solicitados então corretos e de acordo com o que foi determinado por você!

O post Seguro de Frota de Veículos apareceu primeiro em Blog Seguro Corretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais seguradoras aceitam Uber

  Atualmente, a Uber possui uma modalidade de seguro para acidentes pessoais de passageiros e várias seguradoras ofertam esse tipo de seguro...