domingo, 16 de agosto de 2020

Seguro Residencial - Seguro Corretor

Um imóvel hoje em dia é considerado não somente um patrimônio, mas também uma boa alternativa de investimento.

A conquista só vem depois de muitos esforços e os valores são realmente consideráveis. Então, como proteger esse patrimônio e resguardar o lar?

Essa proteção é possível através do seguro residencial! Vamos falar das facilidades e dos benefícios de se contratar essa proteção e tirar várias dúvidas acerca desse tema.

O que é seguro residencial?

O seguro residencial nada mais é do que a proteção oferecida aos imóveis de moradia e também de temporada. Essa modalidade pode proteger não só a estrutura física do patrimônio como também os bens em seu interior.

Em comparação com os demais seguros, o residencial apresenta um baixo custo, pois, varia entre 0,2% e 0,6% do valor do imóvel, e vai depender também de fatores como a quantidade de coberturas e o tipo da sua residência.

Por que fazer?

Os imóveis, sejam para moradia, aluguel ou temporada, estão expostos a diversos riscos constantes como furto e roubo, incêndio, alagamento, danos elétricos, fenômenos da natureza e entre outros.

Outro ponto positivo é o custo x benefício, já que se trata de um seguro multirrisco com um conjunto de coberturas na apólice que sairiam bem mais caras se fossem contratadas individualmente.

Essa modalidade de seguro também possibilita ao cliente, montar sua apólice com as coberturas que mais correspondem com suas necessidades, podendo usufruir melhor dos benefícios sem prejuízos financeiros com serviços indesejados.

É uma forma de resguardar a família já que o seguro residencial oferece indenização para incidentes cobertos na apólice e disponibiliza alguns serviços residenciais 24 horas.

Como contratar?

A maneira mais segura de se contratar um seguro residencial é contatar um corretor de seguros qualificado e habilitado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

O Corretor de Seguros é o profissional que representa o segurado junto à seguradora e poderá auxiliar em todas as etapas de contratação do seguro.

O corretor de seguros irá então fazer cotação em uma ou mais seguradoras, considerando as suas necessidades de forma a definir o melhor plano para você, conciliando serviços e valores.

As seguradoras geralmente apresentam planos com características distintas, por isso a importância de se analisar a fundo cada proposta apresentada, pois além dos valores, podem-se alterar os itens cobertos e também, a exclusão de riscos (como casas de madeira, por exemplo), entre outros.

Quanto custa um seguro residencial?

Como em outras modalidades de seguro, o residencial também vai depender de alguns fatores como: o tipo do imóvel e localização, se apresenta maior periculosidade a invasão para assalto e roubo ou se a região tem propensão a sofrer com algum fenômeno natural recorrente.

O custo médio do seguro residencial gira em torno de R$ 500,00 (quinhentos reais) anual, podendo ser maior ou menor o valor de acordo com o perfil do imóvel e as coberturas escolhidas.

Principais coberturas do seguro residencial

As principais coberturas garantem indenização contra incêndios, queda de raios, explosão causada por gás de finalidade doméstica e consequências decorrente disso como despesas com combate ao fogo, desmoronamento, remoção de salvados, desentulho e salvamento do local.

Coberturas complementares do seguro residencial

Pode haver também outras coberturas específicas complementares, que irão variar conforme a seguradora e o perfil do imóvel de cada cliente, vejamos:

  • Incêndio provocado por explosão ou curto circuito de algum eletrodoméstico ou substância de qualquer natureza
  • Circunstâncias como terremoto, vendaval, queimadas de área rural, queda de aeronave, impacto de veículo e desmoronamento
  • Roubo, furto, danos elétricos, possíveis danos a terceiros, assistência emergencial para vários serviços como, desentupimento, encanador, eletricista, chaveiro, conserto de eletrodomésticos, entre outros benefícios

Como as coberturas funcionam?

  • Incêndio, explosão e fumaça:
    A contratação é obrigatória em qualquer seguro residencial pois é considerada cobertura básica. A indenização dos prejuízos ocorre por decorrência de acidentes que começaram no interior da casa, como explosão do botijão de gás por exemplo.
  • Roubo ou Furto de bens:
    Essa garantia cobre danos causados ao imóvel mediante a invasão e oferece cobertura aos itens subtraídos após o roubo ou furto.
  • Danos elétricos:
    É comum incidentes decorrentes de quedas de raios no Brasil e essa cobertura cobre prejuízos e danos aos equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e instalações elétricas da casa.
  • Vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo (fenômenos da natureza):
    Cobre danos causados a estrutura do imóvel e seu interior, esse serviço é variável já que em algumas regiões as ocorrências podem ser maiores do que em outras em determinados períodos do ano.
  • Perda do imóvel e pagamento de aluguel:
    Mediante a ocorrência de um sinistro, mesmo o imóvel sendo de moradia ou destinado para inquilino, a seguradora arca com pagamento de aluguel, no período de vigência até a liberação da indenização.
  • Impacto de veículos e quedas de aeronaves:
    Se um veículo colidir em seu muro, portão ou residência ou se uma aeronave sofrer uma queda que danifique seu imóvel, essa cobertura garante a indenização conforme as especificações da apólice.
  • Responsabilidade civil familiar – danos a terceiros:
    Essa modalidade de seguro irá cobrir avarias causadas a um vizinho decorrente de uma obra, ou se algum morador, empregada doméstica ou pet da casa causar algum dano involuntário a alguém.
  • Negócios em casa:
    Esse seguro vai amparar negócios que são realizados e desenvolvidos em casa, como um escritório, estúdio, oficina, entre outras modalidades de trabalho.
  • Quebra de vidros:
    Essa cobertura ampara vidro de box de banheiro, varanda, janelas, espelho, louça sanitária e até mesmo cooktop.
  • Vazamento de tubulações:
    Se acontecer o rompimento de encanamento e tubulação no interior da casa e esse fato causar danos aos bens, essa modalidade cobre as despesas.
  • Roubo ou furto de bicicleta:
    Essa cobertura assegura qualquer prejuízo que possa ter com a sua bicicleta, desde furto ou roubo, danos por conta de uma invasão residencial ou avaria decorrente de colisão de veículo durante o transporte da mesma fora de casa.
  • Desmoronamento:
    Além de cobrir contra gastos que previnem prejuízos, também cobre desmoronamento parcial ou total, reconstrução e demolição.

Serviços emergenciais e assistências do Seguro Residencial

São disponibilizados também serviços emergenciais e de assistência que funcionam como apoio essencial para os segurados.

Esses serviços auxiliam em problemas que podem surgir no dia a dia, como queima da resistência do chuveiro, esquecer as chaves no interior da casa, ou se algum encanamento entupir poderá solicitar um profissional para ajudar a resolver o problema.

Seguem alguns desses serviços inclusos:

  • Chaveiro
  • Eletricista
  • Vidraceiro
  • Encanador
  • Reparo de eletrodomésticos
  • Reparo de eletrônicos
  • Help Desk

Seja em qualquer horário, mediante a uma emergência, o serviço de atendimento funciona 24 horas e um profissional é encaminhado até a sua residência imediatamente para te auxiliar.

Diferença do seguro residencial e seguro condominial

O seguro residencial é opcional e de responsabilidade do proprietário, já o seguro condominial é obrigatório por lei e de responsabilidade do síndico, as coberturas são é prol das áreas comuns como salão de festas, portaria, play ground e toda estrutura do prédio.

O seguro condominial não substitui o seguro residencial se você mora em apartamento por exemplo, portanto, não deixe de contratar a proteção para o seu imóvel.

Como proceder em caso de sinistro?

Leia atentamente sua apólice de seguro para compreender de que forma o sinistro assegurado deverá ser indenizado.

Além de algumas documentações, outras informações podem ser exigidas mediante a solicitação da indenização, como:

  • Nota fiscal do que foi danificado ou comprovação da existência do mesmo
  • Boletim de ocorrência do incidente
  • Laudo de ocorrência em caso de incêndio emitido pelo Corpo de Bombeiros

Conclusão

Antes de contratar o seguro residencial, busque por informações de sua região que auxiliem na escolha das coberturas adicionais para que contrate serviços essenciais e dentro das suas necessidades.

Tenha suporte de um corretor credenciado na cotação dos seguros e por fim, se atente as cláusulas, aos riscos cobertos e principalmente aos riscos que não são cobertos para saber como proceder quando precisar acionar a seguradora.

O post Seguro Residencial apareceu primeiro em Blog Seguro Corretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais seguradoras aceitam Uber

  Atualmente, a Uber possui uma modalidade de seguro para acidentes pessoais de passageiros e várias seguradoras ofertam esse tipo de seguro...