segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Seguro de Responsabilidade Civil - Seguro Corretor

A responsabilidade civil pode ser cobrada em vários âmbitos da vida e até mesmo no dia a dia de toda e qualquer pessoa.

Seja no meio profissional, em casa, no trânsito ou em diversas situações, poder contar com um seguro que está presente em diversas categorias é essencial.

O que é seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil é a proteção que assegura contra danos involuntários, causados a terceiros que podem ser morais, materiais e/ou corporais.

Atua garantindo o pagamento de indenização, até o limite máximo estipulado em contrato (apólice), da quantia determinada judicialmente.

Tem o principal objetivo de garantir tranquilidade e segurança financeira ao segurado mediante aos imprevistos que envolvam outras pessoas.

Essa proteção pode ser contratada de forma individual ou como uma cobertura adicional em outras modalidades de seguro como residencial ou de condomínio.

Por que fazer?

Quando se contrata o seguro de responsabilidade civil, se resguarda e se prepara para prestar assistência adequada àqueles que sofrem danos involuntários por responsabilidade do segurado.

Esse seguro assume totalmente os prejuízos por ações do segurado que comprovadamente não tenham sido intencionais, vamos a alguns exemplos:

1

Se por acidente o seu cachorro se solta da guia em um passeio e acaba mordendo e ferindo o seu vizinho, o seguro de responsabilidade civil arcará com todas as despesas hospitalares e gastos com medicamentos se necessário.

2

Se um médico, por acidente, lesiona seu paciente com a ocorrência de algum procedimento indevido, tem a garantia de pagamento se caso sofrer processo e por determinação da justiça ter que indenizar financeiramente o paciente.

3

Se durante uma forte tempestade a fachada de uma loja cai e atinge um carro estacionado, o seguro oferece ressarcimento aos danos causados ao dono do veículo.

4

Outra situação muito comum e que todos podem ser surpreendidos é com acidentes no trânsito. Se você dirige seu carro diariamente e acaba colidindo com uma moto causando danos físicos e materiais ao piloto, o seguro ajudará a custear todos os prejuízos.

5

Em uma situação mais extrema em que ocorra um incêndio em um shopping local e alguns funcionários e clientes acabam se ferindo, o seguro de responsabilidade civil que pode ser contratado como uma cobertura adicional, se responsabilizará por todos os prejuízos morais, materiais, corporais e até mesmo indenizações e processos que a empresa vier a sofrer.

Por esses motivos e muitos outros é que esse tipo de seguro é de extrema importância e não pode ser negligenciado, uma vez que é encontrado em várias categorias de coberturas e oferece proteção ao segurado, sendo pessoa física ou jurídica, quando menos se espera.

Como contratar?

O seguro de responsabilidade civil pode ser contratado de forma individual por pessoa física e geralmente é indicado a profissionais liberais e autônomos já que podem se envolver em acidentes ou causar danos a outras pessoas durante o trabalho.

Pode ser contratado também como uma cobertura adicional atrelado a outros seguros como o residencial, seguro auto, seguro de condomínio, seguro empresarial, entre outros.

Para as pessoas jurídicas esse seguro tem maior importância, pois, garante proteção não só para a empresa, mas também a seus funcionários, clientes e visitantes na ocorrência de eventuais indenizações e processos judiciais.

Apesar do seguro de responsabilidade civil garantir pagamento de indenizações decorrentes de ações judiciais, ele não impede a ocorrência de eventuais processos por parte de terceiros, somente assume os prejuízos financeiros.

Um corretor de seguros qualificado e referenciado pode auxiliar a contratar essa e outras coberturas que possam ser necessárias conforme o perfil de cada cliente.

Quanto custa um seguro de responsabilidade civil?

O valor do seguro de responsabilidade civil depende de diferentes fatores como: valor que deseja assegurar, riscos cobertos, ramo de atuação, se é pessoa física ou jurídica, ramo empresarial, se será contratado como uma cobertura adicional ou como seguro individual, entre muitas características que podem ser levadas em consideração.

Como funciona o seguro de responsabilidade Civil?

Contratando essa modalidade, há a proteção do patrimônio contra prejuízos e danos decorrentes da obrigação de ressarcir financeiramente uma terceira pessoa. No entanto, esse seguro só é válido se o dano que foi causado pelo próprio segurado não foi proposital.

No mercado de seguros, a cobertura para responsabilidade civil tem uma diversidade de variações dentro do próprio produto e de como ele é ofertado.

O que cobre o seguro de responsabilidade civil?

Como o seguro de responsabilidade civil não é comumente contratado individualmente e sim como uma cobertura adicional aos demais seguros, vamos entender quais são as proteções mais utilizadas:

Responsabilidade Civil Familiar

Tem o objetivo de ressarcir o segurado de qualquer prejuízo causado decorrente de ações dos membros da família ou animal de estimação que cause danos a terceiros.

Responsabilidade Civil Danos Morais

Se uma criança deixada em uma escolinha cai na piscina, o acidente deixa sequelas e os pais entram com processo judicial, o seguro cobrirá todas as despesas e indenização.

Responsabilidade Civil Prática de esportes

Se você ou alguém da família causar um acidente ferindo uma pessoa ou causar danos matérias durante a prática de algum esporte prescrito na apólice, o segurado tem direito ao reembolso de tratamento ou reparos.

Responsabilidade Civil Empregados Domésticos

Destinado a empregados domésticos e babá, o seguro cobre morte e invalidez total ou permanente em caso de acidentes durante o trabalho

Responsabilidade Civil do Transportador

Oferece proteção ao motorista responsável pelo transporte e coberturas para o material ou carga em transporte como acidentes, roubo, furto, colisão, naufrágio, encalhamento, explosões, incêndios e acidentes aéreos.

Outra modalidade de seguro para cargas é conhecida como seguro de transporte de cargas

Responsabilidade Civil Empresarial

A proteção é destinada aos colaboradores e clientes em caso de acidentes que ocorram dentro da empresa. O seguro se responsabiliza por todas as despesas incluindo indenização.

Responsabilidade Civil Acidentes de Trânsito

Uma colisão em acidente de trânsito pode causar prejuízos matérias e também ao condutor do outro veículo que pode se ferir. O seguro cobre todas as despesas hospitalares e prejuízos causados.

Responsabilidade Civil no Condomínio

Destinado a cobrir danos ou prejuízos causados aos funcionários e condôminos que ocorram dentro e tenha responsabilidade do condomínio.

Conclusão

Foi possível perceber que o seguro de responsabilidade civil, resguarda trabalhadores informais, empresas, a família, funcionários e terceiros de situações inesperadas que podem acontecer a qualquer hora do dia e da noite.

Visto isso, podemos concluir que se trata de um seguro que garante a integridade física e moral das pessoas, oferecendo tranquilidade para lidar com possíveis acidentes, erros profissionais e garante amparo para enfrentar processos judiciais.

Para a contratação do seguro de responsabilidade civil conte sempre com o corretor de seguros e busque identificar a seguradora que possui o produto que mais se adeque às suas necessidades. 

Encontre a modalidade de responsabilidade civil que melhor se adeque ao seu perfil ou de seu negócio profissional, proteja a si mesmo, a sua família, seus funcionários e aqueles que possam estar ao redor!

O post Seguro de Responsabilidade Civil apareceu primeiro em Blog Seguro Corretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais seguradoras aceitam Uber

  Atualmente, a Uber possui uma modalidade de seguro para acidentes pessoais de passageiros e várias seguradoras ofertam esse tipo de seguro...